Saiba como a psicomotricidade na educação infantil contribui para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças. Conheça a proposta da Casa de Vó Escola.
Muito antes de escrever, ler ou realizar cálculos, a criança descobre o mundo por meio do corpo. É no movimento, no toque, no equilíbrio e na brincadeira que se estruturam as bases do pensamento e das emoções. Por isso, a psicomotricidade na educação infantil é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral — e um dos pilares da proposta da Casa de Vó Escola.
Mais do que uma atividade física, a psicomotricidade conecta corpo, mente e emoção. Ela ajuda a criança a tomar consciência de si, do outro e do espaço, promovendo aprendizado, autonomia e segurança emocional.
O que é psicomotricidade?
A psicomotricidade é uma abordagem interdisciplinar que une os conhecimentos da educação, da neurologia e da psicologia para entender como o corpo influencia os processos mentais e emocionais. Em outras palavras, é a forma como o ser humano se expressa, aprende e se relaciona com o mundo por meio do corpo.
Na prática, a psicomotricidade na educação infantil é trabalhada com atividades como circuitos motores, brincadeiras com bolas, jogos de equilíbrio, danças livres, entre outras dinâmicas que envolvem movimento e percepção corporal.
Por que trabalhar a psicomotricidade desde cedo?
Nos primeiros anos de vida, o corpo da criança é sua principal ferramenta de aprendizagem. Quando a escola oferece experiências psicomotoras desde cedo, ela contribui para:
- Desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina
- Percepção espacial e temporal
- Controle do corpo e consciência corporal
- Equilíbrio emocional e autorregulação
- Construção da identidade e autoconfiança
Além disso, trabalhar a psicomotricidade na educação infantil ajuda a prevenir dificuldades futuras na leitura, escrita e concentração, pois organiza as funções neurológicas ligadas à aprendizagem formal.
Psicomotricidade na Casa de Vó Escola
Na Casa de Vó Escola, a psicomotricidade faz parte da rotina das crianças desde a Educação Infantil. As atividades são conduzidas de forma lúdica, respeitosa e com foco no desenvolvimento individual de cada aluno.
Com espaços amplos, seguros e planejados, os alunos participam de atividades regulares que envolvem movimento, criatividade e interação. Tudo isso sem o uso de telas, com presença ativa dos educadores e um olhar sensível para cada conquista do corpo.
As propostas variam conforme a faixa etária, sempre integradas ao projeto pedagógico e alinhadas aos campos de experiência da BNCC.

Quais habilidades a psicomotricidade desenvolve?
Trabalhar a psicomotricidade na educação infantil vai muito além de “gastar energia”. Veja algumas das habilidades desenvolvidas:
- Motricidade global: correr, pular, escalar, girar
- Motricidade fina: manipular objetos pequenos, segurar lápis, desenhar
- Lateralidade: distinguir direita e esquerda, organizar o corpo no espaço
- Noção corporal: conhecer o próprio corpo e suas possibilidades
- Equilíbrio e coordenação: fundamentais para segurança física e emocional
- Concentração e atenção: através de atividades sequenciais e com regras
- Expressão emocional: o corpo como meio de comunicação de sentimentos
Essas competências são pré-requisitos para o sucesso acadêmico e, mais importante ainda, para uma infância saudável e feliz.
Psicomotricidade e vínculos afetivos
Um aspecto valioso do trabalho psicomotor é que ele fortalece o vínculo entre a criança e o educador. Como envolve proximidade física, encorajamento e escuta ativa, a psicomotricidade cria um ambiente emocionalmente seguro, que favorece a expressão espontânea da criança.
E quando ela se sente segura, aprende melhor.
Na Casa de Vó, cada pulo, cada cambalhota e cada corrida têm um propósito. Aqui, o movimento não é apenas permitido — é incentivado com afeto, atenção e planejamento pedagógico. Porque crescer é também experimentar, cair, levantar, girar, equilibrar — e, principalmente, ser livre para explorar o mundo com todo o corpo.
Com a psicomotricidade presente desde cedo, a criança aprende a se movimentar no espaço — e, ao mesmo tempo, a ocupar o seu lugar no mundo.