A Casa de Vó, sua escola bilíngue em Goiânia
A Casa de Vó, sua escola bilíngue em Goiânia, adotou um modelo de educação em que o conhecimento é construído, principalmente, a partir da interação entre os indivíduos e de uma intervenção pedagógica intencional, aberta ao diálogo e atenta ao potencial de cada um.
Nessa perspectiva, a instituição de ensino atua no importante papel de incentivar a criança na formulação das próprias perguntas, na criação de sentido para as experiências vivenciadas e no desenvolvimento da conversação, argumentação e comunicação das ideias.
Acreditamos que o aprendizado se dá em conjunto entre professor e aluno, sendo o professor um mediador do conhecimento que acompanha bem de perto o aluno e cria condições para que ele tenha atividades interativas e construa seus saberes.
Na concepção da nossa escola bilíngue em Goiânia, todos podem dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar pensamentos. Buscamos sempre preservar um espaço para transformações, diferenças, erros, colaboração e muita, muita criatividade!
Uma breve pincelada histórica
O modelo sócio-construtivista veio do psicólogo e pensador Vygotsky (1896-1934) e baseia-se no efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano.
De forma resumida, essa corrente teórica adotada por escolas em todo o mundo coloca o aluno como protagonista na construção do próprio raciocínio e os educadores como agentes estimuladores para que o aluno utilize dos conhecimentos que já tem para compreender o novo.
No Brasil, a difusão dos estudos da pedagoga argentina, Emilia Ferreiro, se tornou a principal referência do discurso educacional conhecido como construtivista, o qual impulsionou instituições de ensino a criarem um ambiente instigante e criativo, a fim de que jovens e crianças pudessem aprimorar sua cognição, desvendando e explicando os acontecimentos do mundo.
Portanto, o referencial teórico de Vygotsky e seus seguidores contribuiu para a elaboração de metodologias inovadoras que ultrapassaram aquelas existentes na escola tradicional. Graças às implicações desse entendimento, hoje, podemos deixar de lado o método pedagógico arraigado na repetição de conceitos.
O brincar
Os jogos e as brincadeiras fazem parte das estratégias que utilizamos para estimular o cognitivo das crianças, pois reconhecemos que a atividade lúdica é primordial para desenvolver a atenção, a memória, a percepção, a interação social, o letramento, os sentimentos e todos os aspectos básicos referentes a uma aprendizagem significativa e prazerosa.
É brincando em nossa escola bilíngue em Goiânia que a criança reforça seus laços afetivos, aguça sua imaginação, se movimenta, amplia suas possibilidades no uso de gestos e posturas corporais e interage utilizando seu corpo para se comunicar com os colegas.
Numa situação de brincadeira existe sempre, para aquele que brinca, um certo número de decisões a tomar, de escolhas a fazer, de papéis a assumir. Isto significa que, de forma imaginária, a criança assume diferentes papéis, atribui a eles diversos significados, experimenta situações e descobre os valores com os quais vai se deparar na realidade.
De maneira complementar, as brincadeiras impõem desafios e questões sobre o próprio comportamento diário, além de auxiliar na compreensão da cultura na qual a criança está inserida. É, portanto, através dos jogos que o aluno administra a sua relação com o outro, assimila os significados das ações humanas e se apropria deles, testa a sua autonomia e vai se constituindo enquanto sujeito.
Como isso acontece na prática?
- A rotina da nossa escola bilíngue em Goiânia contempla períodos com atividades dirigidas e momentos em que as crianças ficam à vontade para brincar.
- Trabalhamos com materiais variados e adequados a cada faixa etária.
- Nossas salas possuem uma configuração visual e espacial que facilita o desenvolvimento da imaginação.
- Conversamos sobre as brincadeiras realizadas, as questões que surgiram, o material utilizado, os personagens que cada um assumiu e sobre a interação com os colegas.
- Trabalhamos com artes, culinária, musicalização, jardinagem, observação da natureza, contação de histórias, entre tantas outras atividades lúdicas.
- Nossos educadores estão sempre junto às crianças, atentos aos seus questionamentos, acolhendo-as e auxiliando-as nas suas reais necessidades.
- As fontes das experiências cognitivas são estimuladas por vários meios: professor, livro didático, objetos tridimensionais ou reflexão sobre experiências anteriores de sala de aula ou de vida.
- As perguntas dos alunos são altamente valorizadas.
- A avaliação da aprendizagem dos alunos é entrelaçada com o ensino e ocorre através de observações dos professores durante as aulas, trabalhos e exposições.
- Os alunos atuam principalmente em equipes ou grupos.
A segunda língua
Saber se comunicar é fundamental para o ser humano, visto que somos seres sociais. Em um mundo globalizado, a boa comunicação envolve não só o domínio da língua materna, mas a possibilidade de estabelecer contato com pessoas que falam outros idiomas, a fim de realizar trocas culturais enriquecedoras.
Nesse contexto, nossa escola bilíngue em Goiânia ganha destaque. Ela se propõe a familiarizar as crianças com outro idioma desde os primeiros anos de vida. Essa proposta tem uma série de vantagens que se manifestam não só nas oportunidades profissionais da vida adulta. Entenda o porquê:
A educação bilíngue favorece o desenvolvimento cognitivo: existem diferenças importantes no cérebro bilíngue. Pesquisas mostram que, quando a pessoa domina mais de um idioma, seu cérebro se torna capaz de melhorar o desempenho na solução de problemas, na criatividade e na atenção.
Expande o repertório: em nossa escola bilíngue em Goiânia criamos oportunidades para que o aluno conheça melhor os costumes dos países onde determinada língua é falada. Assim, desde pequena, a criança se familiariza com hábitos diferentes, expandindo sua bagagem cultural.
Potencializa a memória: a memória do ser humano é “elástica”. Se treinada e exigida, ela aumenta sua capacidade de recuperar informações quando necessário. O estudo de línguas é um dos principais recursos para proporcionar a potencialização do resgate dos “dados armazenados”.
Melhora o relacionamento interpessoal: quando as palavras funcionam como uma ponte e não como uma barreira, é mais fácil as pessoas expressarem suas ideias, opiniões e visões de mundo, bem como entenderem o ponto de vista do outro.
Aumentam-se as perspectivas para o futuro: ser bilíngue sempre ajuda quando resolvemos viajar internacionalmente. Não importa qual o objetivo da viagem, falar outras línguas deixa tudo mais prático.
E isso vale não só para viagens. Quando o aluno chegar ao Ensino Superior, por exemplo, ele não terá dificuldade em ler livros e textos estrangeiros. Em processos seletivos, a proficiência em um segundo idioma será um diferencial.
Já na vida profissional, a fluência em uma nova língua chamará atenção de recrutadores. Dessa forma, será possível concorrer para vagas melhores, com remunerações mais altas e maiores possibilidades de crescimento.
Um lugar de aconchego
Mais que uma escola bilíngue em Goiânia, a Casa de Vó é um lugar de afeto, onde a preocupação é entender o que se passa com o outro. Juntos, formamos uma segunda família, que prioriza, antes de tudo, a felicidade e o bem-estar dos nossos alunos.
Aprender, absorver, melhorar; acreditar que ninguém é limitado; fazer coisas inovadoras e de maneira surpreendentemente positiva; aproveitar o tempo; ser um cidadão do mundo e que pensa no outro; ser parte de uma família, ser o futuro! Assim é a Casa de Vó!
Esperamos que essas informações tenha ajudado você a entender nossa forma de ensino. Estamos de portas abertas para recebê-lo e esclarecer qualquer dúvida!
Um abraço!