Pré-escola em Goiânia: 10 brincadeiras para divertir e aprender!

Criança aprende brincando! Essa é uma máxima da nossa pré-escola em Goiânia que deve ser lembrada por todos aqueles que lidam diretamente com nossos alunos.

Acreditamos que é durante as brincadeiras, principalmente na primeira infância, que os pequenos se desenvolvem, adquirem habilidades, socializam e evoluem. Também é a partir de jogos e brincadeiras que eles conseguem ter o primeiro vislumbre de uma vida em sociedade e com regras, pois tais atividades ensinam a respeitar alguns limites e normas sociais.

É fato que as crianças ainda não têm a capacidade de permanecer sentadas em sala de aula recebendo conteúdo o dia inteiro.  Por isso, tanto no período escolar quanto nos momentos em casa, é importante investir no livre brincar e nas brincadeiras direcionadas e estruturadas. Assim, elas aprendem mais e melhor!

Para auxiliar nesse momento, vamos listar algumas brincadeiras da nossa pré-escola em Goiânia, que também podem ser realizadas em casa, entre familiares e amigos. A seguir, veja algumas sugestões divertidas, mas é importante lembrar que: toda brincadeira vale a pena!

1. Pega-pega em pré-escola em Goiânia

A brincadeira chamada de “pega-pega” é uma das mais conhecidas entre as crianças da nossa pré-escola em Goiânia. Não precisa de nenhum material específico e não tem um número certo de participantes. Além disso, pode ser aplicada a todas as idades. Entretanto, é necessário bastante espaço para as crianças correrem. 

Nesse jogo, escolhe-se uma pessoa para ser o “pegador”, as outras devem fugir, evitando ser pegas. Quando o “pegador” tocar em algum dos seus colegas, eles trocam de papel e a criança que foi pega passa a ser o “pegador”.

Essa atividade é ótima para desenvolver senso de direção, agilidade, raciocínio e rapidez.

2. Caixa sensorial

A caixa sensorial é uma brincadeira realizada com crianças pequenas, de 3 a 6 anos, em nossa pré-escola em Goiânia. Nela, é elaborada uma caixa contendo diversos elementos que exploram as sensações táteis. Pode ser uma caixa de sapatos ou caixa de papelão tampada.

É necessário fazer uma abertura para que as crianças coloquem a mão no interior da caixa e sintam os objetos. Elas devem descrever as sensações que o toque proporciona e tentar descobrir qual é o objeto. É interessante que sejam elementos com texturas distintas, como esponjas, slimes, algodão, etc.

3. Corre cotia

“Corre cotia” é uma mistura de brincadeira de roda com “pega-pega”, sendo uma atividade que exige a confiança dos participantes, na qual também é aperfeiçoada a coordenação, equilíbrio, rapidez e atenção. 

Nela, as crianças ficam sentadas, dispostas em roda e de olhos fechados. Enquanto isso, uma fica do lado de fora, caminhando atrás da roda. A criança que caminha tem nas mãos um lenço e canta a canção:

Corre, cotia, na casa da tia.

Corre, cipó, na casa da vó.

Lencinho na mão, caiu no chão.

Moça bonita do meu coração.

Posso jogar? (os outros respondem: Sim!)

Ninguém vai olhar? (os outros respondem: Não!)

Ao final da música, o lenço é deixado atrás de um dos colegas que está na roda. Todos olham para trás para ver se o lenço está lá. Se estiver, a criança se levanta e sai correndo atrás da que deixou o objeto. O lugar que ficou vazio é preenchido pelo “cantador” e a criança escolhida passa a ser a próxima a cantar a música. Assim, a brincadeira recomeça. Aqui na nossa pré-escola em Goiânia, as crianças amam essa brincadeira!

4. Quente ou frio

A brincadeira “quente ou frio” pode ser feita em ambientes internos, como salas de aula, ou externos, como parques e jardins.

Nessa atividade, uma criança é vendada enquanto as outras escondem um objeto. Então, a criança escolhida passa a procurar tal objeto e recebe dicas dos colegas através das palavras “quente” ou “frio”.

Quanto mais perto se está de encontrar o objeto, mais “quente”; ao passo que quanto mais longe, mais “frio”. É possível também utilizar variações como “gelado” ou “pegando fogo”.

A estratégia e a lógica são elementos fundamentais para o sucesso do participante. Além disso, o espírito de equipe é aprimorado, pois as crianças da nossa pré-escola em Goiânia precisam decidir juntas onde esconder o objeto e como orientar o colega.

5. Pula corda

São diversas as músicas e desafios propostos nas brincadeiras de pular corda. Nela, dois participantes batem a corda, um de cada lado e cantam músicas populares que trazem orientações para que uma terceira criança pule a corda. A atividade faz bem para a saúde e trabalha a agilidade e a atenção.

6. Estátua

Uma brincadeira legal para o desenvolvimento do equilíbrio, atenção e paciência é a da “estátua”. Nela é colocada uma música para a turma toda dançar.

Quando as crianças estiverem bastante soltas e relaxadas, tendo aproveitado o momento de descontração, a música para.

Com a ausência da música, os participantes devem imediatamente parar de se mexer, ficando na mesma posição na qual se encontram, como estátuas. A criança que conseguir permanecer por mais tempo imóvel ganha o jogo.

7. Dragão

“Dragão” ou “cauda do dragão” é uma brincadeira para ser feita principalmente com crianças menores, na faixa dos 3 anos.

É formada uma fila com os pequenos, que devem colocar as mãos nos ombros dos colegas. A primeira criança da fila será a “cabeça” do dragão e a última, o “rabo”.

Assim, a “cabeça” tentará pegar o “rabo”, ao passo que o “corpo” (ou seja, as outras crianças) fará movimentos acompanhando a “cabeça”.

Além de ser muito divertida, essa atividade em nossa pré-escola em Goiânia trabalha o espírito de equipe da turma, assim como a estratégia, atenção, equilíbrio e interação.

8. Morto e vivo

A brincadeira “morto e vivo” é uma boa maneira de exercitar a concentração e equilíbrio dos pequenos. É apropriada para crianças acima dos 5 anos de idade e pode ser realizada em qualquer lugar com espaço suficiente.

Nela, um dos participantes da nossa pré-escola em Goiânia é escolhido para comandar a brincadeira, enquanto os outros formam uma reta, um ao lado do outro.

A criança escolhida dará orientações aos colegas com as palavras “morto” e “vivo”. Quando ouvirem “morto”, os participantes deverão se agachar, ao ouvirem “vivo”, deverão se levantar.

O jogo vai ficando mais complexo a partir do momento em que os comandos se tornam mais rápidos. Assim, as crianças precisam prestar bastante atenção. Os que não conseguirem seguir as instruções são eliminados, vence o que ficar por último.

9. Autorretrato em tamanho real

Agora uma brincadeira que envolve a autoestima, habilidades artísticas e criatividade. Será um autorretrato em tamanho real, feito a partir da silhueta das crianças da nossa pré-escola em Goiânia.

Elas devem deitar-se em folhas de papel craft grandes o bastante para caber o corpo todo. O adulto que estará conduzindo a atividade desenhará o contorno do corpo dos participantes com canetinha hidrocor.

Depois, o papel é recortado e cada criança deverá se desenhar, incluindo suas características e trabalhando assim sua autoimagem, aceitação, amor próprio e observação de si. Pode ser usada tinta guache, colagens, canetinhas e outros materiais disponíveis.

10. Circuito de obstáculos

O circuito de obstáculos é uma brincadeira que pode ser feita como uma espécie de competição. O adulto que está conduzindo o exercício poderá cronometrar o tempo que as crianças levam para terminar o trajeto.

A sugestão é que seja criada uma pista com obstáculos para as crianças passarem. Os materiais utilizados podem ser pneus, cordas, cabos de vassoura e outros elementos que estejam à disposição.

Nessa brincadeira é aprimorada a consciência corporal, lateralidade, coordenação, equilíbrio e agilidade.

Vamos voltar a brincar?

Que tal abrir um espaço em casa e realizar alguns dos jogos sugeridos? Além de ser um momento divertido, você fortalecerá os vínculos com seu filho e criará ótimas memórias afetivas!