Família e Educação Infantil: união vital em nossa pré-escola em Goiânia

Não temos, em nossa pré-escola em Goiânia, uma fórmula mágica para fazer com que os alunos aprendam, entretanto, acreditamos que a construção da confiança entre pais e professores, e o reconhecimento da importância de cada uma das partes, é o início de todo o processo.

Embora outros sistemas sociais (escola, igreja, clubes) também contribuam para o desenvolvimento da criança, são as interações estabelecidas na família que trazem as implicações mais significativas para a evolução dos menores.

Tudo começa em casa

O lar é o primeiro ambiente onde a criança se integra e onde vai constituir sua personalidade, e a família é o primeiro contato social responsável por fazer com que ela se habitue à nova e complexa estrutura de mundo da qual faz parte.

É em casa que a criança aprende o que há de mais essencial: pedir licença, pedir desculpas, agradecer, obedecer, dividir, compartilhar, respeitar os pais, os avós, os tios (as), os colegas e os mais velhos. Também é onde aprende a se comportar adequadamente, a ter empatia, entre tantos outros ensinamentos. 

A escola, por sua vez, tem a função de dar continuidade ao processo educativo iniciado na família e introduzir a formação acadêmica indispensável para a construção intelectual e profissional do indivíduo, caminhando lado a lado com os pais, favorecendo e fortalecendo a formação de valores que eles iniciaram. Tudo isso deve ser bem observado em uma boa pré-escola em Goiânia.

Todos ganham 

Assim, desenvolver um diálogo fortalecido com os pais auxiliará nossa pré-escola em Goiânia a compreender o aluno e a sua forma de aprendizagem. A família tem profundo conhecimento sobre as características que formam a personalidade do filho, o qual se torna extremamente valioso para a compreensão de suas necessidades educacionais.

A comunicação e as informações trocadas entre pais e professores é uma base fortalecedora do processo de implementação de estratégias que ajudarão na elaboração de um plano de ensino mais particularizado para cada criança que está na pré-escola em Goiânia. 

Desse modo, a integração entre família e escola é um processo em que todos saem ganhando. A família consegue acompanhar cada progresso da criança e ajudá-la da melhor forma. Já nossa pré-escola em Goiânia, ao trazer para o diálogo os saberes, memórias e os valores das famílias, reafirma o compromisso de adotar uma educação que valoriza o ser humano em sua integralidade.

Mas, o contrário disso, ou seja, quando existe falha na comunicação, o desenvolvimento da criança não é explorado adequadamente. Haverá, sim, a oferta do ensino, porém, de maneira mais superficial, não abraçando a criança em toda sua bagagem.

Parceria

A família pode contribuir com nossa pré-escola em Goiânia por meio de atitudes descomplicadas, como, por exemplo, se atentar para as anotações deixadas nos materiais dos filhos e responder quando solicitados. Isso já estreita consideravelmente a ligação entre as partes.

Outra questão muito eficaz é envolver-se nas tarefas que são levadas para serem feitas em casa. O simples ato de separar um dia da semana para participar desse momento é crucial para que os pais consigam enxergar a evolução educacional e cognitiva dos filhos e observar suas dificuldades. 

O próprio termo “parceria” significa a união entre indivíduos ou instituições que possuam o mesmo objetivo que, neste caso, é a educação da criança. Essa colaboração impacta muito na sensibilidade que os profissionais terão para perceber e analisar o comportamento do aluno e, posteriormente, alertar os pais sobre eventuais circunstâncias: desatenção, falta de acompanhamento em relação aos colegas, entre outras informações que os educadores poderão passar, pois são treinados em observação e estímulo.

Pais, vocês também podem:

  • Perguntar frequentemente como foi o dia na escola;
  • Se colocar à disposição caso haja algum problema;
  • Incentivar a criança a estudar;
  • Dar importância à vida escolar;
  • Reforçar positivamente as atividades que a criança realiza;
  • Corrigir o que for necessário;
  • Ensinar bons hábitos nas aulas e no ambiente escolar;
  • Participar das reuniões e dos eventos.

Como a escola pode incentivar essa parceria?

1. Conhecendo um ao outro: as crianças se beneficiam quando os seus cuidadores e seus professores se conhecem e trocam informações sobre “como as coisas funcionam” em casa e na escola. Esse envolvimento é essencial para ajudar o aluno a se sentir importante e valorizado.

2. Sendo flexível: não existe um método exato para todas as famílias e escolas, por isso, a importância da flexibilidade. Isso significa perguntar aos pais o que eles podem e gostariam de fazer para apoiar o filho, e criar planos em torno do que é prático e desejável. 

‍Promover pequenos esforços na fase inicial também pode conduzir a responsabilidades muito maiores e mais substanciais no futuro. Ao longo do tempo, as funções de cada um tendem a ficar mais consistentes e significativas, tanto em casa como em nossa pré-escola em Goiânia.

3. Dialogando: compartilhar ideias é ótimo! Ambos, pais e os professores, têm informações cruciais para compartilhar ao se tratar de uma criança que conhecem bem. Também vale certificar-se de que a comunicação é frequente, transparente e que todos tenham a mesma oportunidade de falar e escutar.

4. Colaborando para atingir as metas e resolver problemas: tanto os pais quanto os professores têm ideias que podem ajudar quando um aluno está passando por um problema. 

A partir do momento que se sentirem acolhidas, as crianças serão mais autoconfiantes e, em consequência, terão um comportamento de cooperação, autocontrole, espontaneidade e maior disposição para aprender. Todavia, se não receberem a atenção que necessitam dos pais, acabarão replicando esse descomprometimento na escola.

É fato que os pequenos demonstram progresso quando professores e pais trabalham juntos para definir metas, criar planos e decidir sobre as estratégias de aprendizado. 

pré-escola em Goiânia
pré-escola em Goiânia

5. Promovendo eventos escolares: realizar encontros agradáveis é fundamental para que os responsáveis participem ativamente e tenham a oportunidade de interagir e conversar com a equipe escolar, outros familiares e demais funcionários da escola.

6. Apresentando o projeto pedagógico para a família: isso possibilita que conheçam melhor nossa pré-escola em Goiânia, o corpo docente, a proposta institucional, os objetivos e as atividades que se pretende realizar com os alunos.

7. Oferecendo palestras e workshops: esses eventos podem abordar temas pertinentes à educação dos filhos, levando informações importantes para que os pais se engajem na vida escolar dos alunos.

Em resumo…

A educação em casa e na escola assume papéis complementares, que implicam compartilhar responsabilidades. 

Assim, se a educação dada no lar, pela família, ocorre de forma satisfatória, fazendo o necessário para haver uma continuidade em parceria com nossa pré-escola em Goiânia, a criança terá amplas condições de se tornar um adulto que contribuirá positivamente para a construção de uma sociedade melhor e mais humanizada. 

Quando a relação escola-família acontece, todos ganham!