Pré-escola em Goiânia: a importância dos primeiros anos para o desenvolvimento

Como uma pré-escola em Goiânia dedicada ao desenvolvimento infantil, nossas atividades têm como objetivo estimular e preparar crianças para a alfabetização (e para a trajetória escolar como um todo), trabalhando aspectos psicossociais e criando condições adequadas para que elas aprimorem a criatividade, a autonomia e a cooperação.

A Casa de Vó, além de oferecer as séries do Ensino Fundamental, se preocupa bastante com os primeiros anos de vida do indivíduo. Acreditamos que a criança aprende muito na pré-escola, pois ela fica exposta a números, letras, formas e, o mais importante, é encorajada a conviver, socializar e compartilhar.

O lúdico

Em nossa pré-escola em Goiânia priorizamos os momentos lúdicos, que são fundamentais, uma vez que toda criança necessita de movimento e incentivo à imaginação, sendo dever da instituição de ensino organizar de forma produtiva o período que aluno fica por lá, promovendo atividades que envolvam, ao mesmo tempo, ação, aprendizagem e prazer. 

Isso porque, é através de recursos pedagógicos como jogos e brincadeiras, que a criança irá compreender as pessoas, as situações e as experiências, além de ser capaz de conhecer a si própria, os outros e o mundo que a cerca. 

O papel do professor na pré-escola em Goiânia

A função do professor é favorecer o crescimento integral da criança, em todas as suas facetas, contribuindo para que ela alcance os fundamentos essenciais que irão prepará-la para iniciar com êxito a trajetória escolar.

Em nossa pré-escola em Goiânia, o espaço físico e os materiais são componentes ativos do processo educacional, contudo, entendemos que a ação educativa está relacionada, principalmente, ao uso que os educadores fazem deles junto às crianças com as quais trabalham.

É importante que o educador construa meios para que o aluno esteja apto a manter-se, em um tempo cada vez maior, na realização de uma tarefa que requer esforço e atenção, e que consiga compreender e memorizar uma explicação de algo que se deve fazer, e depois levá-lo ao plano da execução, sentindo-se valorizado por seu esforço e competência. 

O professor da etapa pré-escolar precisa estar atento desde o planejamento das atividades até sua prática; pensar sobre as especificidades das crianças dessa faixa etária e o que elas demandam para aprender; reconhecer seu “eu” infantil e realizar mediações. Em outras palavras, é necessário que o método educacional nessa etapa seja dotado de intencionalidade.

pré-escola em Goiânia

Lançando as bases

O domínio da leitura e da escrita é, na verdade, a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe, antes, por uma série de etapas, as quais compõem a fase pré-escolar. Em nossa pré-escola em Goiânia nos preocupamos muito com esse momento.

Por ser a alfabetização algo complexo, é imprescindível respeitar o período preparatório. Um aluno sem o cuidado necessário pode apresentar, durante a alfabetização, dificuldades relacionadas à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo, por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve ou como posicionar a escrita no papel. 

Também é possível encontrar crianças que saibam apenas copiar textos e que, durante um ditado, não consigam escrever. Podemos falar ainda sobre as dificuldades de interpretação de texto, de compreensão, de raciocínio lógico e questões emocionais tais como: medo de situações novas, de ser repreendida, de errar, de não corresponder às expectativas; complexos de inferioridade e insegurança; indiferença; indisciplina; problemas de socialização, dentre outras caraterísticas.

Pais, não negligenciem essa fase

Para ser alfabetizada, a criança precisa ter uma autoestima elevada, precisa estar bem emocionalmente e ter segurança para enfrentar os obstáculos que o processo de alfabetização irá lhe impor. 

Além disso, precisa apresentar características de socialização. Seja qual for o seu temperamento, ela deve saber se portar em grupo, respeitar as pessoas, saber quais são seus limites, ter disciplina, estabelecer boa comunicação, ir aos poucos adquirindo independência e responsabilidade, saber ganhar e perder, ter boas maneiras, etc. 

Outro aspecto essencial é o desenvolvimento da coordenação motora fina. Em nossa pré-escola em Goiânia, trabalhamos essa parte fazendo com que os alunos desenhem ou pintem com todos os tipos de lápis, pincéis ou com os próprios dedos; rasguem, amassem ou piquem papéis; brinquem com jogos de encaixar e montar, enfim, são inúmeras as atividades que estimulam o uso das mãos, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração. 

A família deve vir junto conosco

É importante ressaltar que nossa pré-escola em Goiânia não é um “depósito de crianças”, onde os menores ficam para que os pais possam trabalhar. Nossa instituição tem um papel importantíssimo: ela é o início da formação da criança, é onde o aluno vai ter o primeiro contato com o processo de aprendizagem, que será a base para todos os anos de escola que ele terá no futuro. 

Esse contato deverá ser agradável e prazeroso, para que não gere traumas posteriores. No período preparatório, a família e a escola devem caminhar juntas, auxiliando uma à outra mutuamente. A família deve estimular a criança, ajudá-la com as tarefas, participar das reuniões, estar em contato com os professores e interessar-se continuamente pela vida escolar dos filhos.

Como os pais podem avaliar a pré-escola?

• Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia de aula;

• Incentive a criança a contar e a narrar situações vividas na instituição:

• Pergunte quais músicas cantou ou ouviu;

• Quais brincadeiras aconteceram;

• Que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;

• Qual livro a professora leu;

• Que história a professora contou;

• O que ela está aprendendo.

Dessa forma, você conseguirá…

• Observar o comportamento da criança quando ela chega à instituição de pré-escola em Goiânia (alegria, timidez ou choro).

• Observar, enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações, a fim de avaliar seu estado físico e emocional.

• Observar as reações da criança ao ver seus colegas, pois isso pode demonstrar como está a relação com a turma.

• Observar as produções e o material que ela traz da instituição.

O que mais uma boa pré-escola em Goiânia deve ter?

• Ser devidamente regularizada e fiscalizada;

• Ter amplo espaço externo, com variedade de recursos para recreação;

• Ter salas adequadas para idades diferentes, que devem ser arejadas, espaçosas e decoradas para melhor estimulação;

• Ter recursos pedagógicos variados e organizados: brinquedos, jogos, ambientes de estimulação, atividades extracurriculares;

• Ter cozinha e refeitório limpos e amplos;

• Ter bons funcionários para limpeza, cozinha e secretaria;

• Apresentar planos pedagógicos organizados e coerentes com a idade das crianças;

• Ter bom atendimento e boa comunicação com os pais.

Por fim…

Nossa pré-escola em Goiânia está empenhada em preparar alunos que tenham atitudes corretas frente ao futuro e aprendam a ter responsabilidade, a cumprir suas tarefas, a trabalhar em equipe, dentre outras aprendizagens necessárias para se ter sucesso na caminhada escolar e na vida como um todo.

Nossas crianças de hoje são responsáveis pela construção da sociedade amanhã. Assim, torna-se imprescindível preocupar-se com a educação a elas oferecida, pois sem educação não há progresso e sem progresso não há mudança.

Venha nos fazer uma visita!