Escola particular infantil: o que fazer no primeiro dia de aula?

As dinâmicas são importantes ferramentas de acolhimento em nossa escola particular infantil. Desde o primeiro dia de aula, esse tipo de trabalho auxilia no entrosamento das crianças e na sensação de pertencimento. A seguir, conheça algumas atividades que podem ajudar nesse momento de boas-vindas.

1. Dinâmica de apresentação

É comum que o primeiro dia de aula seja ocupado pela apresentação de professores e alunos. Entretanto, essa apresentação pode ser feita de formas diferentes.

Para além das informações triviais, o professor pode falar sobre gostos e características mais pessoais e pedir que os alunos façam o mesmo.

2. Dinâmica das semelhanças

Tem como objetivo conhecer os colegas, perceber as características que os unem e criar relações empáticas e de proximidade em nossa escola particular infantil.

Para isso, deve-se formar pequenos grupos (3 ou 4 integrantes, podendo variar de acordo com o tamanho da turma) para que os alunos conversem entre si. A seguir, eles devem anotar numa folha quais características são semelhantes e os unem.

As categorias podem ser livres ou definidas previamente: o lugar onde moram, o que gostam de assistir na TV, o transporte que pegam para chegar a escola, etc.

Cada grupo apresenta sua lista de semelhanças para a turma, compara com os outros grupos e conversam sobre essas questões.

3. Tempestade de ideias

O objetivo dessa dinâmica é desenvolver a escuta e o respeito entre os participantes da nossa escola particular infantil.

O professor deve garantir que todos tenham o direito de expressar suas ideias a respeito de determinada tarefa e estimular a cooperação e a combinação entre pensamentos. Todas as ideias devem ser aceitas, mesmo que pareçam incoerentes ou impraticáveis.

No primeiro momento, o professor deve acolher tudo o que foi sugerido, sem crítica ou análise. Após a rodada de exposição, as próprias crianças vão escolher quais são as mais concretizáveis.

As ideias eleitas podem ser distribuídas em grupos e cada grupo fica responsável pela elaboração de uma proposta para a sua realização. 

4. Dinâmica do contrato

Nesse tipo de dinâmica, o foco está no engajamento dos estudantes às regras de boa convivência em nossa escola particular infantil.

Os alunos devem pensar em regras essenciais para o convívio e relacionamento da turma. A partir daí, elabora-se um “contrato” que deve ser assinado por todos e guardado pelo professor.

Ao longo do ano, quando forem surgindo algumas questões ou conflitos, o contrato pode servir de referência para a tomada de decisões coletivas.

5. Dinâmica dos balões

O objetivo dessa dinâmica é perceber que algumas tarefas são muito mais fáceis quando realizadas em conjunto, bem como, estimular o desenvolvimento de um ambiente de cooperação entre os participantes da nossa escola particular infantil.

Os estudantes podem ser organizados de pé, em uma roda. Cada estudante deve receber um balão de festa já cheio. Posteriormente, é pedido que lancem os balões e os mantenham no ar, tarefa que é realizada com muita facilidade.

Aos poucos, alguns alunos devem ser retirados da tarefa de manter os balões no ar, sobrecarregando os que permanecem. A cada aluno retirado, fica mais e mais difícil até que se torna impossível para os que ficaram cumprir a missão.

Após isso, o professor deve pedir aos alunos que reflitam e pensem na lição trazida pela dinâmica em relação ao cotidiano em sala de aula.

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6. Dinâmica da história coletiva

A dinâmica da história coletiva tem como objetivo estimular a criatividade, além de unir o grupo através de uma produção em conjunto.

O professor, que vai atuar como um facilitador, pode dar o tema ou mesmo iniciar a história. A partir daí, cada aluno acrescenta uma parte ao enredo de acordo com o que foi dito anteriormente.

Dependendo do interesse do grupo, essa história pode ser registrada (gravada em áudio ou vídeo) para uma utilização posterior em outra atividade da nossa escola particular infantil.

7. Dinâmica do tapete mágico

O objetivo da dinâmica é estimular o trabalho em grupo e agir coletivamente. Para isso, são necessários pedaços de tapete ou papelão. Cada grupo recebe dois “tapetes mágicos”, de forma que seus integrantes caibam de pé sobre um deles.

A tarefa consiste na travessia da sala, ou área demarcada, sem que nenhum dos integrantes pise no chão. Cada grupo deve desenvolver sua estratégia para o cumprimento da tarefa, que consiste na passagem dos integrantes de um tapete (cheio) para o próximo (vazio).

8. Dinâmica do nó humano

Essa dinâmica propõe a integração e o desenvolvimento do sentimento de pertencer a um grupo. Para isso, os alunos são dispostos em roda e devem dar as mãos, como numa ciranda. Cada aluno deve gravar a quem deu sua mão esquerda e direita.

A partir daí, podem soltar as mãos e caminhar livremente. Após alguns minutos, o professor pede para que, no lugar onde estão, voltem a dar as mãos às mesmas pessoas do início da atividade (mão esquerda e direita). O desafio consiste em regressar à posição original sem soltar as mãos e desatar o nó humano.

O papel dos pais na preparação das crianças para o ingresso na escola

Um dos erros mais comuns nessa transição é a falta de planejamento e preparação, que implicam choque abrupto na rotina da criança. Os pais precisam investir tempo para conversar com o filho sobre a experiência que se aproxima e antecipar cenários. É importante que a criança visite previamente a escola e comece a estabelecer relações de confianças com a instituição.

Não perca a paciência quando a criança chorar, fazer pirraça e resistir em ficar na escola. São reações absolutamente normais, que precisam ser respondidas com manifestações de carinho e empatia, para que o pequeno se sinta seguro e tranquilo. Em situações mais extremas, a mamãe, o papai ou um irmãozinho deve acompanhar o infante nesse primeiro momento em nossa escola particular infantil. Assim, a transição será mais suave.

Se a criança quiser levar consigo um objeto ou brinquedo no primeiro dia de aula, não o impeça. É uma estratégia que ela pode utilizar para preservar vínculos sensoriais e emocionais com elementos que remetem ao aconchego do lar. Aos poucos, ela vai se habituar ao novo ambiente e às novas companhias e aprender a tirar proveito dessa diversidade.

O papel dos professores no acolhimento da criança

A principal questão que o professor da nossa escola particular infantil precisa estar atento é na sua capacidade de transmitir segurança e confiança tanto para os pais, quanto para as crianças. 

Ambos chegam receosos e ansiosos e, em geral, o primeiro e maior contato que desenvolverão na escola é com o professor da turma. 

Além disso, diversas outras funções são de responsabilidade desse professor: receber os pais e as crianças; orientar os responsáveis sobre como agir; mostrar alguns espaços da escola e a sala de aula; apresentar as crianças umas as outras; mediar atividades de interação; propor brincadeiras motivadoras e divertidas.

Na presença de choros, resistências, medos, entre outros, é primordial: ser paciente; acolher todos os alunos; estar interessado em cada educando e nas suas individualidades; demonstrar carinho e afetuosidade; saber confortar as crianças; deixar os alunos livres para que decidam quando querem participar da aula na escola particular infantil. 

Dessa forma, com medidas simples, mas cuidadosas e afetuosas, as crianças serão inseridas no novo contexto de forma que se sintam aceitas.