Como fazer uma criança comer comidas saudáveis? 15 passos importantes.

A pergunta: “Como fazer a criança comer comidas saudáveis?” É sempre presente no dia a dia dos pais. As crianças podem ser bastante seletivas quando se trata de comer alimentos saudáveis. Elas geralmente preferem alimentos açucarados e processados, e rejeitam vegetais e frutas frescas.

No entanto, é importante que as crianças comam uma dieta equilibrada e variada para manter uma boa saúde e desenvolvimento. Neste artigo, forneceremos algumas dicas sobre como fazer uma criança comer comidas saudáveis.

criança comer comidas saudáveis

1. Comece com pequenas mudanças

Fazer grandes mudanças na dieta para a criança comer comidas saudáveis pode ser difícil para ela aceitar. Em vez disso, comece com pequenas mudanças. Adicione gradualmente frutas e legumes à dieta da criança, em pequenas quantidades. Por exemplo, adicione fatias de pepino ou cenoura como um acompanhamento para o lanche.

2. Seja um modelo

Para a criança comer comidas saudáveis elas precisam aprendem com o exemplo, por isso é importante que os pais e cuidadores também comam comidas saudáveis. Se a criança ver que os adultos da família comem legumes e frutas, ela será mais propensa a experimentá-los também.

3. Faça a comida parecer divertida

Crianças muitas vezes comem com os olhos, então é importante que a comida pareça divertida e atraente. Corte frutas e legumes em formas divertidas ou faça um prato colorido e atraente.

4. Permita que a criança ajude a preparar a comida

Para a criança comer comidas saudáveis experimente permitir que ela ajude a preparar a comida. Isso ajuda a aumentar seu interesse na comida e pode torná-la mais disposta a experimentar novos alimentos. Além disso, o envolvimento na preparação da comida pode ajudar a desenvolver habilidades culinárias e de alimentação saudável.

5. Não force a criança a comer

Forçar a criança a comer um determinado alimento pode ter o efeito oposto e fazê-la rejeitar ainda mais o alimento. Em vez disso, ofereça o alimento de forma relaxada e deixe a criança decidir se quer comê-lo ou não.

6. Use alimentos saudáveis como recompensa

Em vez de usar doces ou guloseimas açucaradas como recompensa, use alimentos saudáveis. Por exemplo, ofereça uma tigela de frutas frescas depois do jantar.

7. Faça a comida uma experiência divertida

Faça da hora das refeições uma experiência divertida. Por exemplo, faça um piquenique no jardim ou crie um jogo para incentivar a criança a experimentar novos alimentos.

8. Não use a comida como uma forma de punição ou recompensa

Não use a comida como uma forma de punição ou recompensa para forçar a criança comer comidas saudáveis. Isso pode levar a uma relação emocional com a comida e pode ser prejudicial para a saúde emocional da criança.

9. Evite alimentos processados e açucarados

Evite alimentos processados e açucarados, pois eles não fornecem muitos nutrientes e podem ser prejudiciais à saúde da criança.

10. Seja consistente

Seja consistente em seus esforços para fazer a criança comer comidas saudáveis.

11. Experimente diferentes texturas e sabores

Para a criança comer comidas saudáveis ofereça alimentos com diferentes texturas e sabores para a criança experimentar. Isso pode ajudá-la a desenvolver seu paladar e aumentar sua disposição para experimentar novos alimentos.

12. Mantenha a comida acessível

Mantenha a comida saudável sempre à disposição da criança. Coloque uma tigela de frutas na mesa ou deixe vegetais cortados na geladeira para que a criança possa comer quando sentir fome.

13. Ofereça opções saudáveis

Ofereça opções saudáveis para a criança escolher. Por exemplo, pergunte se ela prefere brócolis ou couve-flor para o jantar.

14. Não desista

Não desista na primeira tentativa. Pode levar várias tentativas antes que a criança aceite um novo alimento. Continue oferecendo alimentos saudáveis e experimentando diferentes maneiras de prepará-los.

15. Ensine a importância de uma alimentação saudável

Ensine a criança a importância de uma alimentação saudável. Explique como os alimentos saudáveis ​​podem ajudar a mantê-la forte e saudável, e por que é importante comer uma variedade de alimentos.

Com essas dicas, você pode ajudar a fazer uma criança comer comidas saudáveis ​​de maneira divertida e atraente. Lembre-se de ser consistente e não desistir, pois pode levar tempo antes que a criança se acostume com novos alimentos. Além disso, é importante criar um ambiente saudável em casa e ensinar a importância de uma alimentação saudável desde cedo.

criança comer comidas saudáveis

Para a criança comer comidas saudáveis FAQs

1. Posso forçar a criança a comer alimentos saudáveis?

Não é recomendado forçar a criança a comer alimentos saudáveis. Em vez disso, ofereça a comida de forma relaxada e deixe a criança decidir se quer comê-la ou não.

1. Como posso fazer a comida parecer divertida para a criança?

Corte frutas e legumes em formas divertidas ou faça um prato colorido e atraente. Além disso, envolva a criança na preparação da comida para aumentar seu interesse.

1. Devo usar a comida como recompensa ou punição?

Não é recomendado usar a comida como recompensa ou punição, pois isso pode criar uma relação emocional com a comida e ser prejudicial para a saúde emocional da criança.

1. Quanto tempo pode levar para a criança aceitar um novo alimento?

1. Como posso ensinar a importância de uma alimentação saudável para a criança?

Aqui na Escola Casa de Vó sempre explicamos para as crianças como os alimentos saudáveis ​​podem ajudar a mantê-la forte e saudável, e por que é importante comer uma variedade de alimentos. Além disso, temos um acompanhamento de uma nutricionista tanto na formação do cardápio, quanto em atividades de orientação para as crianças. Venha conhecer de perto, agende sua visita.