Contação de histórias!

A contação de histórias é uma atividade fundamental que transmite conhecimentos e valores, sua atuação é decisiva na formação e no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. 

Utilizá-la em sala de aula permite que todos saiam ganhando. Tanto os alunos, que serão instigados a imaginar e criar muito mais, quanto os professores, que podem ministrar uma aula muito mais agradável e produtiva. Além de alcançar o objetivo pretendido: uma aprendizagem verdadeiramente significativa.

Contação de histórias

Quando a criança conhece o universo dos livros, tem um contato intenso com a sua língua, o seu idioma nativo e expande o seu vocabulário. 

Durante a contação de histórias, a criança exercita a fantasia e a imaginação. Ela também adquire intimidade com a leitura, fluência e a habilidade de produzir textos e redações.

As histórias são excelentes ferramentas para ajudar as crianças na observação, reflexão e memória são também sensações experimentadas por quem escuta uma história. 

Desperta na criança a imaginação, as emoções, o interesse, as expectativas dos seus ouvintes e o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento. É no lúdico que a criança desenvolve criatividade e senso crítico.

Por isso, outro benefício indiscutível das histórias é o despertar das crianças para a prática da leitura. A inserção da leitura na vida escolar dos pequeninos através da contação de histórias faz com que a criança se interesse pela leitura de outros livros com novas histórias.

E para concretizarmos esse aprendizado de forma lúdica e descontraída, no dia 29/08 (terça-feira) teremos a presença do escritor Giuliano F. Miotto, da Turminha da Liberdade, para uma contação de histórias, será um momento bem divertido.