Cada criança tem seu tempo, seu desenvolvimento e sua segurança. O que as diferencia em relação a idade em que terão a verbalização. Por esse motivo nós adultos precisamos aprender a não comparar. Necessitamos nos acolher, para o mesmo fazer com as crianças.
Vivemos em uma sociedade que se compara a todo momento, e infelizmente o mesmo acontece nos parquinhos, praças e escolas. Porém nossas crianças precisam ser comparadas com elas mesmas! Como ela estava e como ela está.
Mesmo fato que precisamos organizar quando vamos avaliar o desenvolvimento da fala de uma criança. Ela balbuciava e agora já pronuncia palavrinha?! Que legal!! Lindo!! Elogie, faça festa, comemore cada avanço do seu filho.
E quando não existem avanços constantes?! Aí temos a necessidade de buscar o apoio de um profissional. O qual terá técnicas e estratégias que favorecerão o desempenho das nossas crianças. Mas lembre-se de uma técnica muito comum e extremamente eficaz: deixe a sua criança falar!! Dê espaço para a criança falar junto com a família, tenha tempo para escutar, trabalhe a paciência para não antecipar o que a sua criança está pensando.
Com acolhimento, apoio e cuidado haverá o desenvolvimento.
Com carinho,
Natália Gontijo.