Musicalização e aprendizagem significativa em escola bilíngue

Escola bilíngue em Goiânia com musicalização faz a diferença no desenvolvimento da criança.

Como uma escola bilíngue em Goiânia que se preocupa com o desenvolvimento do aluno em diversas áreas do conhecimento, a Casa de Vó tem em sua proposta educacional a prática da musicalização.

O objetivo? Estimular a concentração, coordenação motora, socialização, disciplina pessoal, destreza de raciocínio e a percepção auditiva da criança.

Compreendendo a música

De acordo com o Dicionário Michaelis, a música é a “arte de expressar ideias por meio de sons, de forma melodiosa e conforme certas regras”. 

Dentro dessa concepção, ela pode ser dividida em três elementos: melodia (conjunto de sons que dão identidade própria à música); ritmo (marcação do tempo que faz a música ser rápida ou lenta) e harmonia (combinação de notas para se formar os acordes).

Há indícios de que ainda na pré-história surgiram os primeiros instrumentos musicais feitos de madeira, pedras ou ossos, os quais apontam para uma inclinação nata do ser humano a esse tipo de linguagem.

Com o passar do tempo, a música passou por fases, tendências e inúmeras transformações, sendo que, até a atualidade, é possível perceber o quanto ela se modela à criatividade de cada um.

Enquanto manifestação artística, ela se tornou uma ferramenta para expressar os costumes e os sentimentos de um povo em determinada época ou região, como também, um meio para o homem se comunicar e demonstrar suas emoções.

Musicalização

Além da arte

Mas, para além de fins culturais e artísticos, a música também assumiu seu papel como recurso pedagógico. De uma forma geral, nossa escola bilíngue em Goiânia acredita que ela pode contribuir no incentivo de hábitos e construções de aprendizados, tais como: escovar os dentes, lavar as mãos antes das refeições, memorizar datas comemorativas, absorver conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores, dentre outros. 

Por ser uma antiga forma de expressão humana com funções psicológicas, intelectuais, emocionais e sociais, a música de fato faz parte do aprendizado de um indivíduo, pois, desde seu nascimento, seu desenvolvimento cerebral é estimulado por meio da audição. 

Ao longo da vida, a música continua tendo o seu espaço, uma vez que é naturalmente relacionada a determinados hábitos, festas, culturas, meios sociais, comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas e etc.

Pode-se afirmar, portanto, que o processo de musicalização das crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva, por meio do contato com a variedade de sons do cotidiano — sons da natureza, sons do ambiente, as cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo tipo de jogo musical que têm grande importância, pois, é por meio dessas interações que elas ampliam um repertório que lhes permitirá comunicar-se pelos sons.

Psicopedagogia e música

A psicopedagogia, como um campo multidisciplinar que alia saberes da psicologia, pedagogia, antropologia e até mesmo da neurologia, busca entender como a criança assimila e constrói o conhecimento para, assim, auxiliá-la na superação de dificuldades na aprendizagem. 

Isto é, a psicopedagogia é uma possibilidade de aperfeiçoar, dentro de um espaço multidisciplinar, plural e fundamentalmente organizado, diferentes métodos e caminhos para melhorar o ambiente na sala de aula. 

Com esse entendimento, nossa escola bilíngue em Goiânia também utiliza a música como instrumento psicopedagógico para tentar, de uma nova forma, superar algo que não foi possível por meios convencionais, como as atividades impressas e leituras.

Tanto o som quanto o ritmo, elementos básicos da música, empregados especificamente ou os dois juntos, na plenitude da expressão musical, podem despertar e refinar a sensibilidade da criança, provocar nela reações de cordialidade e entusiasmo, prender a sua atenção e despertar a sua vontade, auxiliando a consolidar a ação educativa. 

Ao mesmo tempo, a expressão musical pode representar um meio de o educador compreender a criança, pois as mudanças que ela sofre tornam-se visíveis em suas experiências criativas e rítmicas. 

Assim, a musicalização pode ter os seguintes efeitos:

  • Físicos: oferecendo atividades capazes de promover o alívio de tensões causadas pela instabilidade emocional e fadiga;
  • Psíquicos: promovendo processos de expressão, comunicação e descarga emocional através do estímulo musical e sonoro;
  • Mentais: oportunizando situações que contribuam para aprimorar o sentido da ordem, da harmonia, organização e compreensão.

Música em casa

A musicalização não precisa ficar restrita ao período das aulas. Nossa escola bilíngue em Goiânia quer incentivar todas as famílias a promoverem atividades musicais em casa! Como fazer isso?

Primeiro, as atividades ligadas à musicalidade infantil devem ter objetivos definidos para proporcionar prazer e motivação para os pequenos, de modo a evitar cobranças e imposições. 

escola bilíngue com musicalização em Goiânia
Musicalização

Uma forma lúdica de trabalhar a musicalidade com as crianças é explorando as propriedades do som, como intensidade, altura, timbre e duração. 

Para isso, os familiares podem usar almofadas, que são ótimos instrumentos de percussão; tecidos, pois ajudam a criança a trabalhar os movimentos e as cores, e papéis, que emitem diferentes sons a partir da interação mantida pela criança.

Outras ideias

Cante uma música: um ótimo jeito de desenvolver a musicalidade com os pequenos e viabilizar a expansão do repertório histórico-cultural é cantar uma música popular da sua infância para ela. (Veja em nosso canal do youtube uma playlist pra cantar junto)

Isso mesmo, papai e mamãe, relembre músicas como Cai-Cai Balão, O Sapo Não Lava o Pé, ou qualquer outra que ela tenha aprendido em nossa escola bilíngue em Goiânia, e a estimule a cantar junto com você, completando a canção. Para os familiares que se arriscam em algum instrumento musical, que tal usá-lo para deixar o momento ainda mais especial?

Descubra o corpo: o corpo humano em movimento também é som. Coloque uma música que a criança goste e a incentive a seguir o ritmo utilizando o próprio corpo. Vale bater os pés, estalar os dedos e bater palmas. 

A ideia aqui é levar a criança a prestar atenção no som da música e a reconhecer suas propriedades de tempo. Para deixar a brincadeira ainda mais animada, as crianças podem utilizar copos e colheres para fazer uma bateria divertida.

Explore os ritmos: coloque uma música que a criança goste e saiba cantar. Em seguida, leve-a a cantar a primeira parte da canção bem baixinho, quase sussurrando, e depois a convide a cantar alto. 

Para deixar a música mais legal, brinque com as propriedades do som, incentivando as crianças a cantarem a música mais rápido ou mais devagar, de maneira mais aguda ou mais grave.  

Dessa forma, os pequenos vão descobrir as várias possibilidades que a música pode oferecer, além de criarem juntos uma nova e exclusiva versão!

Tempestade de papel: as folhas de papel são instrumentos incríveis para desenvolver a musicalização nas crianças. Que tal utilizá-las para fazer uma tempestade divertida?

Basta reunir os papéis e alternar entre batidas fortes e leves para criar sons mais altos ou baixos. Experimente também segurar uma folha de papel na vertical e movê-la com intensidade e leveza para criar barulho de chuva e trovões. 

Estimule a criança a repetir esse processo e lembre-se: quanto mais papel, mais encorpada e interessante ficará essa chuva!

Um universo a ser explorado

É durante a educação infantil que os indivíduos ficam mais receptivos ao desenvolvimento musical, podendo-se obter excelentes resultados com a aplicação sistemática de práticas musicais.

Todo esse universo explorado pela criança vem facilitar o processo da alfabetização, o aprendizado em geral e até o conhecimento de línguas estrangeiras. 

Porém, é importante ressaltar que a musicalização deve ser trabalhada com alegria, vibração, através de uma metodologia lúdica e dinâmica, própria do mundo da criança. 

Em nossa escola bilíngue em Goiânia, acreditamos que, através dessa vivência, estaremos formando futuros ouvintes, talentosos artistas ou simplesmente pessoas sensíveis e equilibradas.