Escola bilíngue em Goiânia com musicalização faz a diferença no desenvolvimento da criança.
Como uma escola bilíngue em Goiânia que se preocupa com o desenvolvimento do aluno em diversas áreas do conhecimento, a Casa de Vó tem em sua proposta educacional a prática da musicalização.
O objetivo? Estimular a concentração, coordenação motora, socialização, disciplina pessoal, destreza de raciocínio e a percepção auditiva da criança.
Compreendendo a música
De acordo com o Dicionário Michaelis, a música é a “arte de expressar ideias por meio de sons, de forma melodiosa e conforme certas regras”.
Dentro dessa concepção, ela pode ser dividida em três elementos: melodia (conjunto de sons que dão identidade própria à música); ritmo (marcação do tempo que faz a música ser rápida ou lenta) e harmonia (combinação de notas para se formar os acordes).
Há indícios de que ainda na pré-história surgiram os primeiros instrumentos musicais feitos de madeira, pedras ou ossos, os quais apontam para uma inclinação nata do ser humano a esse tipo de linguagem.
Com o passar do tempo, a música passou por fases, tendências e inúmeras transformações, sendo que, até a atualidade, é possível perceber o quanto ela se modela à criatividade de cada um.
Enquanto manifestação artística, ela se tornou uma ferramenta para expressar os costumes e os sentimentos de um povo em determinada época ou região, como também, um meio para o homem se comunicar e demonstrar suas emoções.
Além da arte
Mas, para além de fins culturais e artísticos, a música também assumiu seu papel como recurso pedagógico. De uma forma geral, nossa escola bilíngue em Goiânia acredita que ela pode contribuir no incentivo de hábitos e construções de aprendizados, tais como: escovar os dentes, lavar as mãos antes das refeições, memorizar datas comemorativas, absorver conteúdos relativos a números, letras do alfabeto, cores, dentre outros.
Por ser uma antiga forma de expressão humana com funções psicológicas, intelectuais, emocionais e sociais, a música de fato faz parte do aprendizado de um indivíduo, pois, desde seu nascimento, seu desenvolvimento cerebral é estimulado por meio da audição.
Ao longo da vida, a música continua tendo o seu espaço, uma vez que é naturalmente relacionada a determinados hábitos, festas, culturas, meios sociais, comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas e etc.
Pode-se afirmar, portanto, que o processo de musicalização das crianças começa espontaneamente, de forma intuitiva, por meio do contato com a variedade de sons do cotidiano — sons da natureza, sons do ambiente, as cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo tipo de jogo musical que têm grande importância, pois, é por meio dessas interações que elas ampliam um repertório que lhes permitirá comunicar-se pelos sons.
Psicopedagogia e música
A psicopedagogia, como um campo multidisciplinar que alia saberes da psicologia, pedagogia, antropologia e até mesmo da neurologia, busca entender como a criança assimila e constrói o conhecimento para, assim, auxiliá-la na superação de dificuldades na aprendizagem.
Isto é, a psicopedagogia é uma possibilidade de aperfeiçoar, dentro de um espaço multidisciplinar, plural e fundamentalmente organizado, diferentes métodos e caminhos para melhorar o ambiente na sala de aula.
Com esse entendimento, nossa escola bilíngue em Goiânia também utiliza a música como instrumento psicopedagógico para tentar, de uma nova forma, superar algo que não foi possível por meios convencionais, como as atividades impressas e leituras.
Tanto o som quanto o ritmo, elementos básicos da música, empregados especificamente ou os dois juntos, na plenitude da expressão musical, podem despertar e refinar a sensibilidade da criança, provocar nela reações de cordialidade e entusiasmo, prender a sua atenção e despertar a sua vontade, auxiliando a consolidar a ação educativa.
Ao mesmo tempo, a expressão musical pode representar um meio de o educador compreender a criança, pois as mudanças que ela sofre tornam-se visíveis em suas experiências criativas e rítmicas.
Assim, a musicalização pode ter os seguintes efeitos:
- Físicos: oferecendo atividades capazes de promover o alívio de tensões causadas pela instabilidade emocional e fadiga;
- Psíquicos: promovendo processos de expressão, comunicação e descarga emocional através do estímulo musical e sonoro;
- Mentais: oportunizando situações que contribuam para aprimorar o sentido da ordem, da harmonia, organização e compreensão.
Música em casa
A musicalização não precisa ficar restrita ao período das aulas. Nossa escola bilíngue em Goiânia quer incentivar todas as famílias a promoverem atividades musicais em casa! Como fazer isso?
Primeiro, as atividades ligadas à musicalidade infantil devem ter objetivos definidos para proporcionar prazer e motivação para os pequenos, de modo a evitar cobranças e imposições.
Uma forma lúdica de trabalhar a musicalidade com as crianças é explorando as propriedades do som, como intensidade, altura, timbre e duração.
Para isso, os familiares podem usar almofadas, que são ótimos instrumentos de percussão; tecidos, pois ajudam a criança a trabalhar os movimentos e as cores, e papéis, que emitem diferentes sons a partir da interação mantida pela criança.
Outras ideias
Cante uma música: um ótimo jeito de desenvolver a musicalidade com os pequenos e viabilizar a expansão do repertório histórico-cultural é cantar uma música popular da sua infância para ela. (Veja em nosso canal do youtube uma playlist pra cantar junto)
Isso mesmo, papai e mamãe, relembre músicas como Cai-Cai Balão, O Sapo Não Lava o Pé, ou qualquer outra que ela tenha aprendido em nossa escola bilíngue em Goiânia, e a estimule a cantar junto com você, completando a canção. Para os familiares que se arriscam em algum instrumento musical, que tal usá-lo para deixar o momento ainda mais especial?
Descubra o corpo: o corpo humano em movimento também é som. Coloque uma música que a criança goste e a incentive a seguir o ritmo utilizando o próprio corpo. Vale bater os pés, estalar os dedos e bater palmas.
A ideia aqui é levar a criança a prestar atenção no som da música e a reconhecer suas propriedades de tempo. Para deixar a brincadeira ainda mais animada, as crianças podem utilizar copos e colheres para fazer uma bateria divertida.
Explore os ritmos: coloque uma música que a criança goste e saiba cantar. Em seguida, leve-a a cantar a primeira parte da canção bem baixinho, quase sussurrando, e depois a convide a cantar alto.
Para deixar a música mais legal, brinque com as propriedades do som, incentivando as crianças a cantarem a música mais rápido ou mais devagar, de maneira mais aguda ou mais grave.
Dessa forma, os pequenos vão descobrir as várias possibilidades que a música pode oferecer, além de criarem juntos uma nova e exclusiva versão!
Tempestade de papel: as folhas de papel são instrumentos incríveis para desenvolver a musicalização nas crianças. Que tal utilizá-las para fazer uma tempestade divertida?
Basta reunir os papéis e alternar entre batidas fortes e leves para criar sons mais altos ou baixos. Experimente também segurar uma folha de papel na vertical e movê-la com intensidade e leveza para criar barulho de chuva e trovões.
Estimule a criança a repetir esse processo e lembre-se: quanto mais papel, mais encorpada e interessante ficará essa chuva!
Um universo a ser explorado
É durante a educação infantil que os indivíduos ficam mais receptivos ao desenvolvimento musical, podendo-se obter excelentes resultados com a aplicação sistemática de práticas musicais.
Todo esse universo explorado pela criança vem facilitar o processo da alfabetização, o aprendizado em geral e até o conhecimento de línguas estrangeiras.
Porém, é importante ressaltar que a musicalização deve ser trabalhada com alegria, vibração, através de uma metodologia lúdica e dinâmica, própria do mundo da criança.
Em nossa escola bilíngue em Goiânia, acreditamos que, através dessa vivência, estaremos formando futuros ouvintes, talentosos artistas ou simplesmente pessoas sensíveis e equilibradas.